top of page
Ana Flávia_marca_testeira_portfolio31.pn

Meu primeiro trabalho como jornalista diplomada foi assessorar uma prefeitura que despontou no cenário nacional (Ribeirão Preto, 1994-1996). Depois, abri meu próprio negócio de assessoria de comunicação empresarial (até 1999) e, em seguida, trabalhei num jornal impresso (Folha da Manhã; Passos, MG). Mas a referência como assessora política, ficou. E fui convidada para atuar numa campanha de Duda Mendonça e João Santana Filho, que eram sócios (2000). Assim que a campanha terminou, fui trabalhar na empresa Duda Mendonça & Associados, atendendo governos e prefeituras. Uma experiência que me ensinou bastante do que apliquei nos trabalhos seguintes: dez importantes campanhas para candidatos de diferentes estados brasileiros – governadores, prefeitos e senadores.

Marketing
Político
cobertura de evento.jpg

Sempre contratada por boas empresas de marketing político, na primeira campanha, fiz parte da equipe de Jornalismo. Nas seguintes, fui coordenadora do Jornalismo e do Rádio. Hoje, sou redatora, geralmente acumulando também a coordenação de outro setor.

2018 Ceará
DUAS CAMPANHAS CASADAS: GOVERNO E SENADO

Em 2018, contratada pela Polis Comunicação Estratégica, empresa de uma das maiores estrategistas da atualidade, coordenei os programas de rádio das duas campanhas mais vitoriosas do Brasil, naquele ano: do governador Camilo Santana (PT-CE), reeleito com 80% dos votos válidos, a maior votação do país, em 2018, e de Cid Gomes (PDT) para o Senado, também eleito com a maior votação nacional.

Além de responsável por todas as etapas da produção dos programas (redação, direção de gravação com locutores e candidatos e edição final), também fui redatora de vários programas e comerciais de TV das campanhas de Camilo e Cid. E orientava a equipe de jornalismo das duas campanhas na apuração dos conteúdos e organização do material para debates. Veja alguns exemplos dos conteúdos produzidos:

CAMILO SANTANA,
GOVERNADOR REELEITO COM 3.457.556 VOTOS
Camilo-Santana.jpg
CID GOMES,
SENADOR ELEITO COM 3.228.533 VOTOS
maxresdefault.jpg
2016 Pernambuco
DUAS CAMPANHAS DISTINTAS, 1º E 2º TURNOS
JOÃO PAULO LIMA,
CANDIDATO A PREFEITO – 2º TURNO
13335641_570226259826820_926819253423924

Contratada pela Polis Comunicação Estratégica, fui coordenadora do Rádio da campanha do candidato a prefeito do Recife João Paulo Lima (PT-PE), no 2º turno das Eleições de 2016.

CARLOS AUGUSTO COSTA,
CANDIDATO A PREFEITO, 1º TURNO
14022144_547797718745294_158606588611486

Contratada pela Nova Geração Comunicação & Estratégia, coordenei o Jornalismo e fui uma das redatoras da campanha do candidato a prefeito pelo Recife Carlos Augusto Costa (PV-PE). Uma candidatura ‘puro verde’, que atingiu o objetivo de registrar a mensagem política do grupo para a população do Recife, com uma campanha criativa, feita com a participação de muitos artistas talentosos e realizada no espaço da Luni Produtora.

2014 Roraima
DUAS CAMPANHAS CASADAS: SENADO E CÂMARA DOS DEPUTADOS
ANCHIETA,
CANDIDATO AO SENADO
jose-de-anchieta-jr-1288387645198_300x30

Contratada pela Nova Geração Comunicação & Estratégia, coordenei o Jornalismo e o Rádio das campanhas dos candidatos José de Anchieta (Senado) e Shéridan de Oliveira (Deputada Federal), por Roraima.

SHÉRIDAN OLIVEIRA,
DEPUTADA FEDERAL
Shéridan.jpg

Deputada Federal eleita com a maior votação de Roraima e, proporcionalmente, do Brasil.

2012 Roraima
TERESA SURITA,
PREFEITA ELEITA DE BOA VISTA
300842_284559384902208_651737277_n.jpg

Contratada pela Nova Geração Comunicação & Estratégia, fui coordenadora de Rádio da campanha vitoriosa da prefeita de Boa Vista Teresa Surita, em 2012. Fazia os roteiros, inclusive para a candidata; dirigia todas as gravações; pautava entrevistas e reportagens e acompanhava a edição dos programas, avaliados como sucesso absoluto pelo público.

2006 São Paulo
CAMPANHA PARA O GOVERNO DO ESTADO
ALOÍZIO MERCADANTE

Responsável pelo Jornalismo da campanha de Aloízio Mercadante ao governo paulista, percorri o Estado de ponta a ponta, em 2006, acompanhando o candidato e dirigindo a captação de imagem e áudio para os programas de TV e rádio da campanha. Boa parte dela, ao lado do ex-presidente Lula, a quem Mercadante acompanhou nos comícios e agendas por SP, numa campanha casada. Na redação, também preparava roteiros, releases, artigos, briefings etc.

2000 Ribeirão Preto
CAMPANHA PARA A PREFEITURA
ANTONIO PALOCCI

A campanha de Palocci a prefeito foi a que me iniciou no marketing político. Trabalhava num jornal mineiro, quando fui convidada por João Santana Filho para fazer parte de um time de peso, ingressando no Jornalismo da campanha. Fazia contato com a imprensa, captava sonoras para os programas de rádio e tevê, gravava para o rádio, escrevia releases, artigos, fazia briefings, roteiros e participava da edição dos programas. A campanha resultou na vitória do candidato já no primeiro turno.

Campanhas Regulares

Uma campanha de comunicação regular é aquela que acompanha diariamente um mandato parlamentar ou a gestão de uma prefeitura ou governo, ao invés de ocorrer apenas no período eleitoral. Quando trabalhei na Duda Mendonça, atendi várias prefeituras e governos, mas naquela época, o material não era digitalizado.

Para registro, aqui, selecionei meu trabalho mais recente nesta área, como coordenadora de comunicação do mandato do deputado estadual ULYSSES GOMES (PT-MG). Uma comunicação de grande sucesso, a partir da construção coletiva, da qual me orgulho de ter feito parte, que começou em 2011, assim que ele foi eleito deputado pela primeira vez. Depois, saí de Minas Gerais e do mandato, mas em 2019, fui convidada a retornar e obtivemos, novamente, excelentes resultados trabalhando juntos: a comunicação de Ulysses tornou-se referência para a política mineira.

ULYSSES GOMES,
DEPUTADO ESTADUAL DE MINAS GERAIS
49342923_2285850024782280_85201617358799
2020 Itajubá
APOIO VOLUNTÁRIO NA CAMPANHA
DOUGLAS MARTINS,
CANDIDATO A PREFEITO DE ITAJUBÁ
Prancheta 1 copiar 11.png

Em 2020, participei voluntariamente, como militante, da campanha de um dos candidatos da cidade em que eu, então, morava: Douglas Martins (candidato a prefeito de Itajubá; PT-MG). Nas horas vagas e fins de semana, escrevi o jingle, brifei o clipe da campanha, roteirizei e editei alguns vídeos e programas de rádio, além de algumas peças para as redes sociais.

bottom of page